Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade
Duração
1520.0 horas
Condições de Inscrição

- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Habilitações iguais ao 6º ano;
- Desempregados inscritos no IEFP.

Objectivos

Prestar cuidados humanos e de saúde básicos a utentes e/ou clientes em condição de debilidade, em contexto domiciliário, institucional ou no âmbito da prestação de cuidados pessoais e à comunidade enquadrados em serviços de apoio social, tendo em conta as indicações técnicas e os princípios éticos e deontológicos.

Objectivos Específicos

1-Preparar o serviço relativo aos cuidados a prestar, selecionando, organizando e preparando os materiais, os produtos e equipamentos a utilizar em segurança.
2-Prestar cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde aos assistidos nos diferentes contextos, tendo em conta as necessidades e caraterísticas do assistido e de acordo com as orientações da equipa técnica.
- Lavar o assistido ou auxiliá-lo no banho e noutras lavagens pessoais;
- Mudar ou colaborar na mudança de roupa pessoal e substituir fraldas;
- Zelar pela manutenção da higiene, apresentação pessoal e conforto do assistido;
- Providenciar para que as necessidades de eliminação urinária e intestinal dos assistidos com dependência ou doentes são satisfeitas, transportando e disponibilizando os equipamentos adequados.
- Recolher, separar, acondicionar e transportar de resíduos decorrentes da prestação destes cuidados.
- Auxiliar o assistido na mobilidade, posicionamento e transferência sempre que a sua situação de dependência assim o exija;
- Atuar em caso de emergência.
3 -Executar as tarefas relativas ao serviço de refeições, de acordo com as orientações da equipa técnica.
- Aprovisionar os produtos alimentares;
- Confecionar refeições básicas de acordo com as necessidades do assistido, utilizando o equipamento e utensílios de cozinha;
- Efetuar o serviço de refeições segundo as necessidades dos assistidos, preparando os tabuleiros e efetuando o arranjo das mesas;
- Auxiliar a toma das refeições sempre que a situação de dependência do assistido assim o exija.
4-Executar as tarefas de limpeza e arranjos de espaços, dos equipamentos e das roupas.
5-Colaborar na prevenção da monotonia e do isolamento dos assistidos, de acordo com as orientações da equipa técnica.
- Incentivar a participação do assistido em atividades socioculturais e de lazer adequadas à situação do assistido;
- Colaborar na realização de atividades de entretenimento adequadas à situação do assistido, nomeadamente, proporcionando-lhe momentos de leitura, jogos e convívio.
6-Articular com a equipa técnica, transmitindo a informação pertinente sobre os serviços prestados, reportando situações anómalas respeitantes aos assistidos.

Metodologia

Método Expositivo: Para introduzir e contextualizar os conceitos teóricos. Irá recorrer-se a um manual, slides, vídeos, exemplos práticos.

Método Ativo: Através da participação direta dos formandos, será promovida a aprendizagem pela prática, a resolução de problemas e trabalho colaborativo.

Método Demonstrativo: Formador/a irá demostrar como utilizar ferramentas específicas adaptadas à área da contabilidade.

Método Interrogativo: Serão formuladas perguntas pelo/a formador/a para estimular o raciocínio, reflexão e participação dos formandos/as, com o objetivo de promover o pensamento crítico e envolver os formandos/as na construção do conhecimento.