Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Técnico/a de Apoio Psicossocial
Duração
2070.0 horas
Condições de Inscrição

- Idade igual ou superior a 21 anos;
- Habilitações iguais ao 9º ano;
- Desempregados inscritos no IEFP.

Objectivos

Colaborar na identificação, análise e avaliação diagnóstica de indivíduos, grupos ou comunidades em diferentes contextos de vulnerabilidade e risco biopsicossocial.
Desenhar e planear em conjunto com as equipas técnicas multidisciplinares projetos de intervenção social que deem resposta às necessidades diagnosticadas.
Intervir, integrado em equipas multidisciplinares, na organização e dinamização de projetos de intervenção social de resposta às necessidades diagnosticadas.
Promover o estabelecimento de redes entre os vários parceiros sociais, articulando a sua intervenção nas respostas aos problemas detetados.
Monitorizar e avaliar em equipa multidisciplinar a evolução dos processos em acompanhamento nos domínios da intervenção.
Colaborar na implementação de ferramentas de avaliação de impacto social sustentadas em indicadores que calculam o retorno do investimento nos projetos permitindo melhorias no seu desempenho e gestão.
Participar em ações de intervenção preventiva (Universal e Seletiva), em equipa multidisciplinar, no âmbito dos comportamentos aditivos e nas dependências, com ou sem substância em diversos contextos, nomeadamente contexto educativo e comunitário.
Colaborar em atividades de intervenção de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) associados aos consumos de sustâncias psicoativas lícitas e ilícitas, em equipas multidisciplinares.
Colaborar em atividades de intervenção no âmbito da reinserção social, em equipas multidisciplinares.
Colaborar em atividades de intervenção no âmbito da saúde mental, em equipas multidisciplinares.
Colaborar em atividades de intervenção no âmbito da deficiência, em equipas multidisciplinares
Colaborar na elaboração de relatórios de atividades do projeto de intervenção.

Metodologia

Método Expositivo: Para introduzir e contextualizar os conceitos teóricos. Irá recorrer-se a um manual, slides, vídeos, exemplos práticos.

Método Ativo: Através da participação direta dos formandos, será promovida a aprendizagem pela prática, a resolução de problemas e trabalho colaborativo.

Método Demonstrativo: Formador/a irá demostrar como utilizar ferramentas específicas adaptadas à área da contabilidade.

Método Interrogativo: Serão formuladas perguntas pelo/a formador/a para estimular o raciocínio, reflexão e participação dos formandos/as, com o objetivo de promover o pensamento crítico e envolver os formandos/as na construção do conhecimento.